fbpx
EN Versão em português brevemente online!

Blog Article

O breathwork como porta para a expansão da consciência

Neste artigo, vamos mergulhar profundamente na estreita relação entre breathwork e consciência.

Respiração é vida, ouvimos frequentemente. E disso não temos dúvidas: para nos leres neste momento, tens que estar a respirar!

Mas, na verdade, respiração está tão intimamente ligada à vida que, em diversas culturas à volta do mundo, ela é considerada o próprio espírito.

Por exemplo, de acordo com a Bíblia, Deus, ao criar Adão, pegou num pedaço de barro e soprou vida nele. Os gregos usam a mesma palavra – pneuma – para respiração e espírito. Nos ensinamentos do Yoga, a força vital que anima toda a vida é chamada de prana. E a principal fonte de prana para o ser humano é o ar: ao respirarmos, absorvemo-lo nos nossos corpos.

Mas não ficamos por aqui! A palavra hebraica rauch significa respiração e espírito. Em Latim, spiritus é a palavra usada para respiração e espírito. Já nas ilhas havaianas, ha significa sopro da vida, e é tão importante que é um componente importante do idioma: a palavra Hawai é composta por Ha (sopro de vida) + Wai ( que significa água ou o deus supremo ou consciência original). Finalmente, o cumprimento tão associado ao surf – Aloha – significa “eu saúdo-te com a minha respiração”.

Ao longo destas semanas, e destes artigos, fomos desvendando como o poder da respiração consciente vai além dos inegáveis benefícios para a saúde física. Passámos pela transformação e libertação emocional, inspiração, foco e clareza mental e, por fim, abrimos as portas à totalidade espiritual.

Mas… o que é que isto significa?

Breathwork e consciência

Uma vez mais, os antigos – desde os sábios taoístas, yogis, xamãs a monges e outros mestres – sabem há milénios que a respiração é um caminho para atingir níveis mais elevados de consciência. A maioria das pessoas não percebe que ao respirar de uma forma meramente superficial terá a sua energia física e qualidade de vida limitadas. Assim, restringe, também, a sua capacidade de acessar a níveis mais profundos de si.

Neste contexto, espiritualidade desconecta-se de qualquer conceito religioso: trata-se, sim, de explorar e experimentar a nossa multidimensionalidade, unindo o físico, o mental, o emocional e o espiritual, recordando-nos a nossa totalidade inata.

Mente Superconsciente ~ Eu Superior

Se no último artigo falámos na mente subconsciente, desta vez, exploramos a mente superconsciente, que é a parte da nossa mente que está unida à inteligência universal. O Eu superior está além da mente, além da personalidade. Representa o aspecto divino e eterno de quem somos. O poder da respiração abre um portal para a mente inconsciente mas também para a parte de nós que é maior do que a nossa personalidade individual. Cria, assim, uma conexão directa com esse Eu autêntico e com essa inteligência infinita, que é a nossa essência divina. E isto pode levar-nos a experimentar estados de pura presença, êxtase e conexão.

Em suma: o breathwork permite-nos conectar conscientemente com os aspectos mais elevados da nossa realidade. Como é que isto se traduz, na prática? Não há regras. Por vezes, os praticantes têm experiências, visões, sensações, insights ou intuições, à medida que se tornam conscientes de outras dimensões e aspectos superiores do Self. Outras vezes, o trabalho é mais físico ou emocional.

Mas uma coisa é certa: de cada vez que realizamos uma sessão de respiração, tornamo-nos mais claros, mais leves e aumentamos, permanentemente, a nossa frequência vibratória.

Vamos abraçar a totalidade de quem somos?

Desejamos-te práticas poderosas e profundas!

Bárbara Luna

Read next

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para planeares a tua viagem, recomendamos que visites Rome2Rio, onde podes comparar opções de viagem de forma intuitiva.

Se vai de carro para o retiro, pedimos-te que consideres gentilmente dar boleia a outros participantes. Criamos um grupo de Whatsapp para ofereceres ou procurares boleias partilhadas. Outras opções são consultar a aplicação de carpooling BlaBlaCar ou alugar um carro.

Se viajas de longe, talvez queiras ir de avião para o aeroporto de Lisboa. Uma vez lá, terás de aligar um carro (1h50m de carro), ou apanhar um autocarro para a Herdade da Cortesia (2h10m de carro).

Viajar de autocarro é uma das opções mais sustentáveis. Podes dirigir-te à estação de autocarros de Avis. Se optares por esta última opção, terás de chamar um táxi, Uber ou transfer* para a Herdade da Cortesia (~22 minutos a pé).

*Aconselhamos-te a reservar o teu transfer antes da tua chegada. Recomendamos-te a World Available.

Vemo-nos na Herdade da Cortesia, no Alentejo, Portugal!

Sobre o FIT™

Firewalking Instructor Training

FIT™ é a marca registada de profissionais de firewalking em todo o mundo, que garante a mais alta qualidade de formação e profissionalismo. A metodologia FIT™ é a formação mais completa para quem deseja utilizar o firewalking como ferramenta de desenvolvimento no seu trabalho. Requer sérias competências técnicas, psicológicas e de formação por parte dos instrutores habilitados.

Sobre o programa:
Nesta formação vais aprender: a engenharia/estrutura do firewalking, como construir vários tipos de piras, manutenção do fogo, tipos de madeira, medidas de responsabilidade e segurança. E, ainda, promoção, trabalho com os meios de comunicação social, formação de equipas, desenvolvimento de competências de apresentação e liderança, capacidade de inspirar e motivar os outros.

A formação inclui quatro tipos de firewalking, entre os quais o famoso firewalking de 12 metros. Vamos também ensinar-te a caminhar sobre vidro partido, a dobrar barras de aço com a garganta, a quebrar flechas pontiagudas com a garganta, a partir tábuas com a mão, e muitas outras coisas que te vão deixar impressionado contigo mesmo.

Bárbara Luna

Partner & Teacher

Luna is a joy-seeking, communication expert and passionate yoga & breathwork teacher. She practices Yoga since 2003, the same year she started her degree in Communication. She holds a PgDip in Applied Positive Psychology and has been teaching yoga for the last 10 years.

She specialized in Prenatal and Kids Yoga, devoting to bringing wellbeing practices to people of all ages and walks of life. Motherhood has been the most amazing inner journey for her, and birthing hers and Kalid’s daughter, Beni, was the reason she started her studies in Conscious Parenting.

At Injoy she teaches, she leads communications and crafts our experiences along with Kalid. And while it seems a lifetime since she’s worked as a TV reporter, she puts her love for meaningful conversations into action as the host of our podcast. Her mission is to inspire others to reclaim their highest vibration so they can start living their best lives.

Kalid

Founder, Therapist & Facilitator

After facing deep pain in his early life, Kalid spent more than 20 years studying and practicing with many gifted masters across the world. His purpose is to share everything he has learned to inspire people to achieve their dreams and goals. 

With over 20 years of experience working in over 22 countries, he has helped catalyze profound personal transformation processes of hundreds of thousands of clients worldwide in countries like Sweden, Turkey, Russia, Ukraine, Switzerland, Germany, England, Peru, Croatia, Austria, and China.  

Some of his tools range from Dance, Meditation, Breathwork, and Bioenergetics to Shamanism, Sufism, Sweat Lodge, Firewalking, and Vision Quest. He is thus recognized beyond borders for his unique ability to create bridges between ancestral wisdom and modern therapeutic processes, blending different techniques for personal and organizational development creatively and boldly.